Como Fazer Feijão

O que fazer para o feijão não dar gases?

Como Fazer Feijão – Este guia de como cozinhar feijões secos o guiará por tudo o que você precisa saber sobre cozinhar feijões do zero na panela instantânea.

Leia para obter todas as informações, desde preparar, cozinhar e temperar, até armazenar e congelar feijões cozidos. Com todos esses detalhes, você poderá criar sua própria receita de feijão perfeita. Mas, se você precisar de mais informações, pegue meus melhores links de receita de feijão seco super deliciosos de todos os tempos no final do artigo!

Como fazer feijão a partir do zero – sério, por que se preocupar?

Sim, sim, sim, cozinhar feijão do zero pode parecer uma tarefa assustadora, intimidadora e inútil, considerando que você pode simplesmente pegar uma lata de feijão na loja e encerrar o dia. Porém, saber como fazer feijão é uma daquelas habilidades de cozinha que todos devem dominar.

Não só é fácil, mas também, ser capaz de cozinhar uma panela grande de feijão como se não fosse nada demais (e eu juro, realmente não é nada demais) também tem muitas vantagens!

  • É conveniente – um lote de feijões cozidos vai muito longe e pode ser tão conveniente quanto as coisas enlatadas. Você pode congelar o feijão cozido para mais tarde ou mantê-lo na geladeira.
  • Então, em vez de pegar uma lata, basta pegar seu próprio recipiente mágico de feijão caseiro, fora do freezer ou da geladeira, para adicionar a qualquer receita.
  • É barato – 500 gramas de feijão seco produz aproximadamente 6 xícaras de feijão cozido ou mais, se você incluir o líquido delicioso e nutritivo. Isso equivale a aproximadamente 3-4 latas ! A diferença? Seu lote de feijões é significativamente mais delicioso do que qualquer lata de feijão em uma prateleira por aí!
  • É delicioso – os feijões caseiros sempre terão um sabor muito melhor do que os enlatados. Você pode temperar e dar sabor da maneira que quiser, enquanto o feijão enlatado é temperado apenas com sal. Algumas marcas também adicionam açúcar e outras coisas impronunciáveis. A textura do feijão caseiro também é incomparavelmente melhor!
  • É versátil – sendo que o feijão caseiro é muito mais delicioso, também é mais versátil. Eles são ótimos como acompanhamento, como arroz e feijão, fritos e molhos. O feijão também é um complemento delicioso para tigelas, envolvimentos, saladas e muito mais!
  • É nutritivo – o valor nutricional do feijão é incrível! Eles são baixos em calorias, densos em nutrientes e repletos de proteínas.
Como Fazer Feijão

Como fazer feijão rapidamente

Uma das perguntas que as pessoas sempre me fazem mais é como fazer feijão rapidamente. Minha resposta tem sido a mesma desde que eu tinha 14 anos fazendo meu primeiro pote de feijão. Use uma panela de pressão, meus amigos !

Panelas de pressão são tão convenientes e rápidas para cozinhar praticamente qualquer coisa. Eu cresci com uma panela de pressão de fogão, que era o que eu usava até recentemente, mas converti para a panela instantânea e os resultados são praticamente os mesmos.

A única diferença que encontrei é que precisamos de mais líquido de cozimento ao cozinhar com panelas de pressão de topo de fogão, porque elas constantemente liberam vapor durante o processo de cozimento. As panelas de pressão elétricas, como a panela instantânea, prendem tudo dentro da panela, para que haja pouca “perda” de líquido via vapor durante o processo de cozimento.

Outra coisa que ajuda a reduzir o tempo de cozimento dos grãos é ensopá-los. Mas “tempo” não é a única razão pela qual você deve absorver o feijão!

Feijão de molho

O argumento “por que embeber feijão” deve voltar um milhão de anos, mas eu prometo que, embora sim, tecnicamente você ficará bem se estiver cozinhando feijão sem encharcar, você realmente deve dedicar um tempo para mergulhá- lo, pelo menos 30 minutos.

Existem três razões pelas quais você definitivamente deve absorver o feijão:

  1. Feijão desgasante – mergulhar o feijão em água fria por pelo menos 30 minutos é essencial para se livrar das enzimas que causam desconforto (ahem, faça você peidar!).
  2. Mesmo cozinhando – durante o processo de imersão, cada feijoeiro começa a se hidratar, até o meio do feijão. Os feijões hidratados permanecem inteiros, proporcionando uma textura melhor, e cozinham uniformemente, especialmente em métodos de cozimento “agressivos”, como o cozimento sob pressão.
  3. Reduza o tempo de cozimento – outro benefício da hidratação! Quanto mais hidratados, mais rapidamente eles serão cozidos.

Agora que você sabe por que deve absorver o feijão, vejamos como fazer feijão. Hoje estou usando feijão preto, mas esse método de imersão funciona para praticamente todos os outros grãos que você estará cozinhando na panela de pressão.

Como embeber feijão

  1. Ordenar

Antes de fazer qualquer coisa, classifique os feijões escolhendo qualquer feijinho que esteja significativamente descolorido, rachado, quebrado ou … muito esquisito. Você também quer ficar de olho no rock ocasional ou dois que você pode encontrar lá!

  • Enxágue

Depois de colher os grãos, enxágue bem para remover toda a sujeira.

  • O primeiro molho

Cubra o feijão pré-lavado com água fria e deixe descansar por pelo menos 30 minutos. Esta primeira imersão é essencial para se livrar das enzimas que causam desconforto digestivo. Durante esta primeira imersão, você notará que alguns grãos podem flutuar até o topo; se isso acontecer, pegue e descarte-os!

Como Fazer Feijão
  • Drenar e enxaguar

Após 30 minutos, usando uma peneira, escorra e descarte toda a água de imersão. Enxágüe bem os feijões novamente e para o segundo molho, vamos!

  • A segunda imersão

Mergulhe novamente em água fria nova. A segunda imersão deve durar pelo menos 30 minutos, se você usar uma panela de pressão / IP. Se você usar um método de cozimento diferente, deixe de molho por mais tempo (aproximadamente 8 horas durante a noite – algumas pessoas ficam de molho por 24 horas!)

  • Drenar e enxaguar

Após a segunda imersão, escorra e descarte toda a água que estiver de molho (ou use-a para regar suas plantas!) E depois enxágue bem uma última vez.

“Após a imersão, você está praticamente na metade. Até agora, a maior parte do processo de como fazer feijão foi o “tempo de espera”, o que significa que você ainda não realizou nenhum trabalho real! Vejo? Eu disse que era fácil!”

Como temperar o feijão

Depois que o feijão estiver ensopado, é hora de cozinhá-lo. Mas, antes de fazermos isso, precisamos fazer nossas escolhas de tempero para descobrir o que acontece no pote, a que horas.

É realmente importante entender que, quando usamos uma panela de pressão , uma maneira bastante agressiva de cozinhar,  precisamos estratificar os sabores estrategicamente para que eles se desenvolvam adequadamente. O maior segredo para cozinhar feijões deliciosos (ou realmente qualquer coisa!) No  pote instantâneo  não é apenas sobre os temperos que você adiciona à sua receita, mas quando e como adicioná-los.

Lembre-se dos 7 componentes a seguir ao cozinhar o feijão. E para levar seu pote de feijão para o próximo nível, recomendo sempre usar pelo menos um de cada um deles:

  1. Ervas – Minha erva favorita absoluta para usar nos feijões são as folhas de louro , especialmente nos feijões preto e pinto. Tomilho e orégano fazem coisas maravilhosas aos feijões brancos. As ervas adicionam um sabor e aroma delicado de ervas aos feijões, criando profundidade e equilíbrio necessários para o prato.
  2. Quando adicionar : As ervas podem ser adicionadas no início do processo de cozimento ou no final após o cozimento do feijão. Como regra geral, as ervas secas funcionam melhor quando cozidas juntamente com o feijão, infundindo diretamente o sabor. As ervas frescas se saem melhor no final do processo de cozimento, para complementar os feijões já cozidos.
  3. Gordura – Outra coisa a acrescentar sempre aos seus grãos é algum tipo de gordura. Salsichas, bacon, pancetta, jarretes de presunto, costelas defumadas são adições incríveis. E se você é vegano, uma boa colher de azeite no final adicionará uma camada brilhante e perfumada de gordura aos seus grãos.
  4. Quando adicionar : Adicione carnes defumadas no início para que cozinhem junto com o feijão. Isso vai infundir o feijão com todo aquele sabor defumado e carnudo. Carnes como bacon e pancetta são melhor processadas com os aromáticos e despejadas no feijão depois de cozidas. Isso é incrivelmente delicioso!
  5. Especiarias – Cominho é o meu tempero favorito para adicionar aos grãos. Acrescenta riqueza, terreno e profundidade. Pimenta preta e outros tipos de pimenta também são ótimos!
  6. Quando adicionar : Quase sempre após o feijão estar cozido!
  7. Aromáticos – Alho e cebola são um must!
  8. Quando adicionar : Se adicionado cru no início para que eles cozinhem junto com o feijão, os aromáticos irão infundir o feijão com um sabor suave e delicado. Refogar e adicioná-los depois que o feijão estiver cozido, dá um sabor enorme ao feijão! O último é o meu método favorito!
  9. Ácido – Meu ácido favorito para usar no feijão é o vinagre, mas o suco de limão também funciona. O ácido rompe as proteínas e ajuda não apenas a  digestão , mas também faz com que o líquido  fique agradável e cremoso . Quanto ao sabor, o vinagre ajuda a  clarear o sabor dos grãos, ajudando o paladar a sentir que umami você merece.
  10. Quando adicionar : sempre, sempre, sempre após o feijão estar cozido. A adição de ácido antes do preparo do feijão fará com que fiquem duros porque o ácido sela o feijão, dificultando a absorção do líquido e o cozimento uniforme.
  11. Calor (opcional) – Se você gosta de comida apimentada, adicione uma camada de calor também. Coisas como pimentas secas, defumadas ou chipotle em molho adobo funcionam muito bem com feijão.
  12. Quando adicionar: Da mesma forma que as ervas secas, é melhor adicionar pimentas defumadas no início do processo, enquanto o chipotle no adobo é melhor adicionado após o cozimento dos grãos. Se você quiser usar pimenta fresca, como jalapeños ou habanero, por exemplo, tente refogá-los com os aromáticos!
  13. Sal – Talvez o ingrediente mais importante. Você pode adicionar temperos o dia inteiro, mas se o seu pote de feijão estiver com pouco sal, ele ainda ficará com gosto de mistura. O segredo é, experimente e adicione sal conforme necessário, de acordo com o seu gosto.
  14. Quando adicionar : Sempre, sempre, sempre adicione sal depois que o feijão estiver cozido.

Tempo de cozedura instantâneo

Todas as panelas de pressão terão tempos de cozimento ligeiramente diferentes e, assim como no cozimento, a elevação também pode interferir. Com isso em mente, veja alguns tempos aproximados de cozimento a serem considerados:

  • Feijão Pinto – 25 minutos
  • Feijão Preto – 30 Minutos
  • Feijão Vermelho – 35 Minutos
  • Grandes feijões do norte – 35 minutos
  • Grão de bico – 40 minutos
Como Fazer Feijão

Feijão congelado

Armazenar feijão cozido é tão fácil quanto cozinhá-lo! Basta seguir estes 3 pequenos passos e você terá feijão caseiro fresco quando precisar:

1 – Porção – Adicione os feijões cozidos aos recipientes seguros para o freezer, lembrando que 1,5 xícaras de feijões cozidos equivalem a 15 onças se você precisar substituí-los facilmente nas receitas mais tarde.

2 – Arrefecer – Deixe os feijões cozidos arrefecerem à temperatura ambiente antes de fechar os recipientes seguros para o congelador.

3 – Armazenar – Após esfriar, leve à geladeira ou congele para mais tarde. O feijão cozido deve durar de 5 dias a uma semana na geladeira e de 3 a 6 meses no freezer.

“Agora que você tem todos os detalhes de como fazer feijão na panela instantânea, é hora de começar a cozinhar!”

Experimente estas deliciosas receitas de feijão seco

Feijão preto vegano (esta é a receita que uso como substituto do feijão enlatado)

Receita Brasileira de Feijão Preto (esta receita de linguiça e bacon é um prato saudável e delicioso)

Como fazer Feijão – Receita

Leia com atenção este guia de como fazer feijão cozido para aprender tudo o que você precisa saber sobre cozinhar feijões do zero na panela instantânea. Reúna todas as informações, desde preparar, cozinhar e temperar, até armazenar e congelar feijões cozidos.

Tempo de preparação: 1 hora

Tempo de cozimento: 30 minutos

Tempo total: 1 hora e 30 minutos

Porções: 6 xícaras

Ingredientes

500 gramas de feijão seco

Produto de origem animal defumado (Linguiça defumada, jarrete de presunto, costela defumada, etc.) (opcional)

  • 1-2 folhas de louro, outras ervas secas
  • 1-2 Calor de escolha (pimentos defumados, chipotle em adobo, jalapenos etc) (opcional)
  • 1/2 colher de chá de especiarias, como cominho, etc.
  • 4 tiras de outras gorduras animais, como pancetta, bacon etc.
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola média em cubos
  • 2 colheres de sopa de Sofrito brasileiro ou 6 dentes de alho picados
  • 1/2 colher de chá de ácido, como vinagre
  • Pimenta preta a gosto
  • 1 colher de chá de sal * comece com 1 colher de chá, prove e adicione mais conforme necessário. A quantidade de sal sempre varia de acordo com outros ingredientes que você está adicionando que já contêm sal – bacon, salsicha, etc., por exemplo.

Instruções de como fazer feijão

Siga as instruções acima para escolher, lavar e mergulhar o feijão em água fria por 30 minutos.

Troque a água e deixe de molho em água fria por mais 30 minutos.

Escorra o feijão e adicione-o a uma panela de pressão ou panela instantânea. Adicione as ervas secas desejadas, pimenta seca / defumada e / ou produtos de animais defumados, como linguiça defumada, costela defumada, presunto defumado… neste momento – cubra com 5 a 5 1/2 xícaras de água.

Feche a panela instantânea e cozinhe no manual por 30 minutos **

Após 30 minutos, libere a pressão com segurança e abra a panela.

Altere as configurações do pote instantâneo agora aberto / descoberto para o modo refogue e deixe o feijão ferver, mexendo ocasionalmente.

Tempere com sal e pimenta, adicione as especiarias e o ácido. Mexa e continue a ferver.

Enquanto isso, adicione a gordura preferida (bacon, pancetta, azeite …) a uma frigideira grande em fogo médio a alto. (Se estiver usando gordura animal, processe a gordura e cozinhe até dourar. Você também pode precisar de um pouco de azeite antes de adicionar os aromáticos)

Adicione os aromáticos (como cebola, cebolinha…) à frigideira e refogue até ficar transparente e macio, de 2 a 3 minutos.

Adicione o alho à frigideira, mexa e refogue até perfumado e levemente dourado.

Despeje o conteúdo da frigideira no feijão, mexa e deixe ferver até atingir a espessura desejada.

Se congelar, coloque os grãos em recipientes seguros e mais frios e deixe esfriar à temperatura ambiente antes de fechar e guardar. Leia a seção Feijões Congelantes acima para obter mais detalhes.

Bom Apetite!

Leia Também:

Como Fazer Arroz – Passo a Passo

Shake de Substituição de Refeições Vegana

Bolo de Chocolate Recheado