Bolo de Milho Verde – Receita Simples

Bolo de milho de espiga

Bolo de Milho verde – De todas as coisas a fazer com milho fresco, o Sweet Corn Cake pode ser o meu favorito! É fácil de fazer e combina muito bem com uma xícara de café.

O bolo de milho verde é um item básico da culinária brasileira, especialmente durante as festividades de inverno.

Provavelmente existem mais receitas de bolo de milho verde do que pessoas no Brasil. As variações incluem bolos feitos de fubá (milho), milho fresco, milho enlatado, coco, queijo, goiaba etc. Você pode comer um bolo de milho verde diferente todos os dias e nunca se cansar!

Hoje estou compartilhando um dos meus favoritos. É super úmido, doce e cheio de sabor de milho! E enquanto a receita pede coco (leite de coco e coco ralado), o sabor é muito mais sutil do que você imagina.

Bolo de milho com flocão => você pode gostar, confira a receita

A melhor coisa sobre este bolo de milho verde é como é fácil fazê-lo! É um dump-and-blend e não é necessário misturador, pois a maioria dos bolos brasileiros usa o liquidificador.

Você descobrirá que a parte mais difícil é esperar que esfrie! É como se eu pudesse ouvir minha avó me dizendo que comer bolo quente me dará uma dor de estômago.

É preciso uma enorme quantidade de autocontrole para não rasgar este bolo assim que sai do forno. O cheiro é inebriante! Mas se você puder enfrentar isso, faça! Resistir! Eu garanto que você será recompensado com melhor sabor e textura.

Bolo de milho verde brasileiro vs pão de milho

No dia em que fiz esse bolo de milho verde pela primeira vez, Tim chegou em casa do trabalho e, ao vê-lo na ilha da cozinha, foi direto para uma refeição.

“ Mmmm, pão de milho? ”* Morde *“ Não. O que é isso? “

E isso me fez pensar: eles são semelhantes? Quais são as principais diferenças?

O pão de milho, como temos no Brasil, é chamado Broa de Milho . Ao contrário do pão de milho americano, é feito com uma combinação de farinha de milho e farinha de centeio ou trigo e fermentado com fermento (em vez de fermento em pó ou bicarbonato de sódio).

Então, o que nós brasileiros chamamos de bolo de milho verde é o equivalente ao pão de milho americano? Para mim, não exatamente. Embora a textura possa ser semelhante, é muito mais doce, a ponto de Tim saber imediatamente que algo estava diferente quando ele a mordeu.

Este é o tipo de bolo que eu gosto de comer em uma tarde preguiçosa, servida com uma xícara de café. Mas se você fizer isso e se sentir compelido a comê-lo como faria com o pão de milho – com pimentão, por exemplo – não me deixe parar! Vai ser delicioso de qualquer maneira!

COMPRA DE MILHO FRESCO

Ainda tenho que encontrar alguém que não fique nem um pouco empolgado com a temporada de milho fresco! E enquanto comer milho fresco é incrível, comprá-lo pode ser bastante assustador.

O milho, uma vez colhido, começa a secar. Quando você retira as cascas e expõe os grãos, acelera esse processo. E então, se você jogar as orelhas indesejadas de volta na pilha, corre o risco de irritar seus colegas compradores e vendedores.

Então, como você escolhe as melhores espigas?

Procure por cascas verdes brilhantes, enroladas firmemente no milho e levemente úmidas. Deixe para trás as cascas que estão começando a ficar amarelas ou que parecem secas!

Verifique se há pequenos buracos marrons na casca. Esses são buracos de minhoca e devem ser evitados.

Procure por borlas (aquelas coisinhas fofas saindo do topo) que são marrons ou douradas e grudentas ao toque. Se estiverem secos ou pretos, o milho estará velho.

Sinta os núcleos através da casca, apertando a orelha de baixo para cima. Deve parecer rechonchudo e preenchido de ponta a ponta. Se você sentir buracos onde os grãos devem estar, pule a orelha e escolha outra.

Depois de comer o milho, guarde-o embrulhado em um saco plástico, na geladeira, para que não sequem. Se você não planeja comê-los dentro de 3 ou 4 dias, considere congelá-los.

Como fazer bolo de milho verde doce

Fazer este bolo é tão fácil! Levará menos de uma hora do início ao fim (dependendo do seu forno, é claro), e estou incluindo o tempo necessário para raspar os grãos de milho.

Comece raspando as espigas de milho. Se você não tem acesso ao milho fresco, o milho enlatado ou congelado funciona muito bem!

Misture os grãos com o leite até ficar homogêneo. Em seguida, adicione os ingredientes restantes e misture. A massa será muito líquida, mas isso é normal!

Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada de 10 cm e leve ao forno a 180 ° C por cerca de 50 minutos ou até que um palito inserido no meio saia limpo.

Deixe esfriar um pouco, vire para o rack de resfriamento e deixe esfriar à temperatura ambiente. Está pronto para ser devorado!

Armazenando bolo de milho verde doce

Este bolo ficará fresco, coberto, por alguns dias em temperatura ambiente.

Se não se esgotar completamente em 2 a 3 dias, você deve refrigerá-lo e permanecerá bom por até uma semana!

POSSO CONGELAR O BOLO DE MILHO BRASILEIRO?

Sim, este bolo congela bem por 2-3 meses. Gosto de congelar fatias individuais, dessa forma, quando desejo um bolo de milho, tudo o que preciso fazer é pegar a quantidade de porções que preciso e permitir que descongele à temperatura ambiente.

Bolo de milho verde – Ingredientes

  • 2 1/2 xícaras de grãos de milho (aprox 3 espigas)
  • 1 xícara de leite integral
  • 1/2 xícara de leite de coco
  • 2 xícaras de fubá
  • 1 1/2 xícaras de açúcar
  • 3/4 xícara de óleo
  • 4 ovos grandes
  • 1 xícara de coco ralado (sem açúcar)
  • Pitada de sal
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Bolo de milho verde – Instruçoes

Pré-aqueça o forno a 350 graus F e ajuste a grade do forno para a posição intermediária. Unte com manteiga e polvilhe uma forma de 10 cm de bolo de comida de anjo. Reserva.

Misture os grãos de milho e o leite na jarra do liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Adicione o leite de coco, farinha de milho, açúcar, óleo, ovos, coco e sal. Pulso até combinado.

Adicione o fermento em pó e pulse uma ou duas vezes, apenas para incorporar na massa.

Despeje a massa na assadeira preparada e asse por 50 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo ou com algumas migalhas úmidas.

Retire do forno e passe imediatamente uma faca fina pelas bordas para soltá-la. Deixe esfriar um pouco, cerca de 20 minutos, depois transforme o bolo em um rack de resfriamento para terminar o resfriamento.

Fatie e sirva! Desfrutar!

Leia Também:

Bolo de Banana Simples – Receita Prática.

Bolo de Chocolate a Melhor Receita

Bolo de Cenoura de Liquidificador Passo a Passo Receita