Bolo de Fubá Receita Deliciosa

Receita de bolo de fubá passo a passo

Bolo de Fubá – Não sei por que, mas recentemente tive tantos desejos por vários alimentos brasileiros que me lembro da minha infância. E toda vez que faço algo, eu me lembro de maravilhosas memórias de infância, de momentos felizes com meus pais no Brasil, momentos com muitas receitas de bolo.

Não consigo pensar em nada mais sugestivo do que comida. O cheiro, o sabor, o processo de fabricação, é muito poderoso.

Eu continuo olhando alguns livros de receitas que minha mãe me enviou e ‘ooh-ing’ e ‘ahhh-ing’ e mostrando as várias receitas para o meu marido enquanto tagarelava sobre o quão delicioso é e como devemos fazê-lo e que eu me lembro do momento em que e como devemos sair imediatamente para comprar os ingredientes.

O que faz com que todos esses alimentos maravilhosos sejam ainda melhores é que não só faço uma viagem pela memória, como também apresento ao meu marido alimentos de onde venho e alimentos que fizeram parte do meu crescimento.

E que, esperamos, seja alimento dos nossos futuros filhos. Agora fizemos muitas coisas, desde Coxinha de Galinha (a preferida do meu marido) até Bolinho de Bacalhau,  Brigadeiros, bolo de chocolate (que compartilhei a receita com você aqui e aqui ) e Caipirinha (não que eu tivesse isso quando criança! Haha). E minha última viagem pela memória passou por esse Bolo de Fubá.

Bolo de fubá é um bolo de milho brasileiro. Existem muitas variações de como fazê-lo. Não só porque você pode fazer 2 tipos de Bolo de Fubá (Bolo de Fubá ou Bolo de Fubá Cremoso ), mas também dentro de cada tipo, todos afirmam ter a melhor receita e todos variam. Alguns apenas um pouco. Outros imensamente.

O outro pequeno problema que tive foram as medidas brasileiras. Eu realmente não estou familiarizada com elas, pois elas podem ser vagas. Elas não seriam para pessoas que moravam no Brasil, mas para mim eu os achei um pouco desconcertantes para fazer a receita de bolo de fubá.

Por exemplo, quando uma receita dizia ‘uma caixa de’ ou ‘uma lata de’, eu não fazia ideia de que tamanho elas deveriam ter. E eu não queria entender isso errado 1) Não gosto de desperdiçar ingredientes e 2) Não queria dizer ao meu marido ‘honestamente, é muito melhor que isso. Realmente.

Eu prometo’. Então eu procurei e procurei e procurei um pouco mais. Depois de muita pesquisa, com a ajuda da minha mãe, decidi fazer o Bolo de Fubá com Coco. E, felizmente, encontrei uma receita de uma senhora brasileira que mora nos EUA e, portanto, tinha medidas com as quais eu estava mais familiarizado. HURRAY! Eu estava tão feliz.

Agora, uma coisa sobre sua receita de bolo de fubá. Embora seja  deliciosa e perfeita em todos os aspectos, é a mais demorada de todas as receitas que eu observei. É feito usando várias tigelas e fases. Não que isso leve muito tempo, mas comparando-se com todas as outras receitas em que foi muito difícil.

Mas eu segui a carta e ficou linda, leve e fofa a receita de bolo de fubá. Eu podia me ver fazendo isso de novo e de novo. Eu também recomendo conferir o blog dela. Ela tem receitas incríveis!

Enfim, chega de balbuciar! Puxa, essa foi uma longa conversa, não foi? A receita foi retirada do Blogging Foods. Ela tem ótimas instruções passo a passo, então pensei que tudo o que eu faria seria colocar a lista de ingredientes para o bolo de fubá aqui para que você possa ver o que precisaria, mas direcioná-lo ao site dela para obter a receita completa.

Bolo de fubá

Bolo de fubá – Ingredientes

  • 1 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 4 ovos, gemas e claras separadas
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 1/4 xícara de farinha de milho fina
  • 1 xícara de leite de coco
  • 1/2 xícara de leite integral
  • 1 xícara de coco ralado, seco ou fresco
  • 1 colher de chá de fermento pó

Receita de bolo de fubá simples – Preparação

Aqueça o forno a 180 graus. Prepare uma forma redonda e de tamanho médio, untando manteiga por dentro e adicionando uma pequena quantidade de farinha, batendo o excesso.

Adicione todos os ingredientes ao liquidificador e misture até formar uma massa homogênea. Despeje a massa na forma preparada e asse por 45 a 50 minutos, até que um testador de bolo ou palito saia limpo.

Deixe o bolo esfriar por 10 a 15 minutos antes de desenformar. Sirva quente ou frio. 

Nota: Ela adiciona uma pitada de açúcar, canela e coco ralado. Eu só usei o coco ralado, pois para mim seria muito doce com açúcar por cima. Ah, e é melhor comer no mesmo dia. Embora eu tenha levado um pouco para trabalhar no dia seguinte e ainda tenha um sabor maravilhoso, apenas um pouco menos fofo.

Espero que você tente isso! Eu não conseguia pensar em uma receita de bolo de fubá melhor para fazer.

É melhor tomar um lanche da tarde com café, mas também tomei alguns no café da manhã…

Eu também tive um pouco de massa restante (como minha forma é pequena) e fiz alguns bolos fofos usando uma forma de muffin (assando por 22min). FOI FANTÁSTICO! Tamanho da mordida Bolo de Fubá? Sim por favor!

Muito amor para todos vocês