Bolo de Banana – Receita Passo a Passo

Bolo de banana caramelizado receita

Bolo de banana – Não acredito que já chegamos no ano de 2020. O natal já se foi e o meio do ano já já estará chegando. É o nosso terceiro ano aqui em Hobart e parece que chegamos ontem! Nós nos apaixonamos por esta cidade que é conhecida como o pequeno tesouro escondido da Austrália.

Está começando a ficar frio aqui, então pensei que seria uma boa ideia postar uma receita de bolo, pois a maioria de nós deseja alimentos confortáveis ​​nessa época do ano no Hemisfério Sul. Bem, na realidade, alimentos confortáveis ​​são bem-vindos em qualquer época do ano!

Certa vez, li em algum lugar que os brasileiros são conhecedores de banana e essa é uma afirmação perfeita para descrever um ingrediente tão importante da nossa culinária. A banana é amplamente utilizada no Brasil, tanto na panificação quanto na fabricação de sobremesas. Além disso, isso pode parecer um pouco estranho para os não brasileiros, mas pratos de banana são comidos com refeições saborosas regularmente e, acredite, eles têm um gosto tão bom

 Há nossa receita de banana crocante, na qual as bananas são trituradas com ovos e farinha de rosca, fritas e depois servidas com nosso arroz e feijão diariamente. A farinha de banana feita com cebola salteada, alho e farinha de mandioca também é muito comumente consumida e combina muito bem com carnes grelhadas ou assadas.

O bolo de banana de cabeça para baixo é um clássico da nossa cozinha, juntamente com centenas de outras receitas de sobremesas que têm a banana como ingrediente principal. A melhor lembrança que tenho de comer esse bolo é quando trabalhei em uma loja de CDs há muitos anos no centro de Curitiba, uma cidade localizada no sul do Brasil.

Uma senhora muito adorável – ainda me lembro do rosto dela, mas infelizmente esqueci o nome dela – costumava andar de uma loja para outra para vender seus lanches caseiros, que eram muito deliciosos e sempre feitos na hora. Seu pacote mais frio incluía uma ótima seleção de sanduíches de salada e bolo de cenoura. Ela era uma lutadora, lembro que ela me disse que havia perdido o emprego e teve que encontrar uma maneira de se sustentar, então decidiu usar suas habilidades culinárias e vender sua comida na rua.

Ela trabalhava em período integral subindo e descendo a rua principal do centro carregando uma carga pesada e entrando em todas as lojas para oferecer seus produtos. Se isso não bastasse à noite, ela também trabalhava como barman! Seu bolo de banana de cabeça para baixo foi o melhor que eu já tentei, mas na época eu não me incomodei em pedir a receita do bolo de banana. Então é mais trabalho para mim agora; Eu tive que testar muitas receitas para chegar o mais perto possível do lindo bolo que eu costumava comer! Bem, essa é uma boa desculpa para se esconder na cozinha e assar! Eu tive que testar muitas receitas de bolo de banana para chegar o mais perto possível do lindo bolo que eu costumava comer! Bem, essa é uma boa desculpa para se esconder na cozinha e assar! Eu tive que testar muitas receitas para chegar o mais perto possível do lindo bolo que eu costumava comer! Bem, essa é uma boa desculpa para se esconder na cozinha e assar!

Eu disse isso antes e não consigo evitar: tenho que adicionar meus próprios toques a uma receita. Fiz este chantilly com gengibre cristalizado para acompanhar o bolo, mas você pode tê-lo sozinho, com chantilly ou sorvete de baunilha – yum!

Por falar em clima mais frio, por que não tentar alguns dos meus outros alimentos confortáveis, como pastéis de milho, sopa cremosa de palmito, quando o Brasil encontra pernil de cordeiro na Austrália e meu bolo de cenoura de liquidificador com cobertura de chocolate .

É assim que você monta a base do bolo:

Bolo de Banana
Bolo de banana

 Ingredientes para o bolo de banana

  • Manteiga sem sal, para untar
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 3-4 bananas (não muito maduras), descascadas, cortadas em rodelas de 1cm de espessura
  • 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
  • 1 ½ xícara de açúcar refinado, extra
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 3 ovos, separados
  • 1 xícara (250 ml) de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo, peneirada
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • ¼ colher de chá de sal

Chantilly com gengibre cristalizado (opcional)

  • 300 ml de creme de leite fresco
  • 3 colheres de sopa de gengibre cristalizado, picadas

Material

  • 1 forma redonda de 22cm
  • papel manteiga

 Bolo de Banana – Modo de Preparo

1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C. Unte o fundo da forma com papel manteiga. Corte um círculo de papel manteiga e coloque na base do forma.

2. Em uma panela pequena, 1 xícara de açúcar, deixe o açúcar derreter um pouco no fogo médio e mexa, repita o processo por cerca de 8 minutos ou até que o açúcar derreta e caramelize. Executar ou caramelo uniformemente sobre a base da forma e colocar rodelas de banana, uma do lado de outra sobre a calda de caramelo, para cobrir a base da forma. Reserve.

3. Bata as claras em neve e reserve. Bata na batedeira o açúcar, a manteiga, a baunilha e as gemas até que a mistura fique cremosa e pálida.

4. Coloque o leite, a farinha, o fermento, a canela e o sal e bata na velocidade baixa até que todos os ingredientes misturem bem. Desligue a batedeira e misture gentilmente as claras em neve. Despeje uma massa sobre as bananas em rodela. Asse por 1 hora e 10 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Retire do forno e deixe descansar por 25 minutos antes de desenformar o bolo de banana.

5. Coloque o creme em velocidade média até ficar espesso (chantilli), mistura ou gengibre picado. Vire com cuidado bolo de banana em um prato. Sirva em temperatura ambiente ou morno com chantilly com gengibre cristalizado, se desejar.